domingo, octubre 25, 2009

PIESP. Programa Independente da Escola São Paulo

Posteo información del Programa Independiente de la Escuela de Sao Paulo que ha puesto en marcha recientemente el curador y crítico Adriano Pedrosa. Luce una iniciativa sin duda importante en tanto alternativa de discusión y producción crítica frente al modelo convencional de academia. Sin duda será interesante observarlo de cerca y ojalá tenga una importante acogida. Reproduzco la información de la web y algunos comentarios de Pedrosa sobre el nuevo programa.
......

PIESP - Programa Independente da Escola São Paulo

Desenvolvimento de linguagem e projetos para jovens artistas

direção: Adriano Pedrosa

com: Adriano Pedrosa (interlocutor-diretor), Ana Paula Cohen, Beatriz Milhazes, Carla Zaccagnini, Ernesto Neto, Julieta Gonzáles, Ivo Mesquita, Leda Catunda, Marcos Moraes,Rivane Neunschwander, Rodrigo Moura e Rosângela Rennó.

  • 2 de março a 30 de novembro de 2010
  • 3ªs feiras - 19h as 22h - Seminários críticos
  • Duas 5ªs feiras por mês - 20h as 22h - Palestras
  • Encontros individuais serão agendados no decorrer do curso


Inscrições até 11 de janeiro de 2010

Matrícula de R$ 990 | Mensalidade de R$ 990

Em virtude da relevância do programa a Escola recebeu apoios financeiros que permitiram a redução dos valores para essa nova mensalidade.


Oferecido a partir de março de 2010, o curso com duração de 1 ano é voltado para o artista em inicio de carreira. Concebido e dirigido pelo curador Adriano Pedrosa (criador da Bolsa Pampulha, em Belo Horizonte), promoverá encontros entre jovens artistas e os mais destacados artistas e curadores brasileiros, para discussão e desenvolvimento de linguagem e de projetos, em aulas em grupo e individuais, além de palestras e seminários.

As inscrições, com número limitado de vagas, serão realizadas por meio de análise de portfólio. O publico alvo é o artista em inicio de carreira que já tenha uma linguagem ou trabalho desenvolvido.

O PIESP é estruturado em aulas semanais, que se dividem em três categorias seminário, palestra e encontro individual e são ministradas por interlocutores residentes, que acompanham a turma durante todo ano (Adriano Pedrosa, Marcos Moraes, Rodrigo Moura e Ivo Mesquita), e por interlocutores visitantes, que participam apenas de 1 semestre (Ana Paula Cohen, Beatriz Milhazes, Carla Zaccagnini, Ernesto Neto, Rivane Neunschwander, Rosângela Rennó e Leda Catunda).

O seminário tem a estrutura semelhante a uma crit class comum nos programas de formação de artistas nos Estados Unidos e na Europa, porém inexistente no Brasil. Crit class, ou "aula critica", consiste numa sessão de debate em torno da obra de um dos jovens artistas participantes, onde cada semana um deles apresenta seu trabalho ao resto do grupo que por sua vez o discute em profundidade, questionando suas decisões estéticas, formais e conceituais.

Os jovens artistas terão encontros individuais com todos os professores para discussão de seu trabalho e de seus projetos. Em cada encontro individual aluno deverá mostrar seu trabalho e seus projetos, e terá a oportunidade de estabelecer uma interlocução direta com os mais destacados artistas e curadores brasileiros. O número total de encontros individuais é de 16 por semestre.

Além das aulas individuais e seminários, palestras também ocorrerão no decorrer do curso, com os professores e também convidados especiais.

Para efetivar a inscrição no processo seletivo você deve preencher a ficha que consta no site e encaminhar à Escola São Paulo aos cuidados do Departamento Educativo (Rua Augusta, 2239 – CEP: 01413-000 / São Paulo – SP) um envelope contendo:

• Currículo resumido (1 página A4);

• Portfólio contendo registro fotográfico da obra do artista, apresentando, no mínimo 20 e, no máximo, 30 imagens (impressas ou em formato digital). Os trabalhos em vídeo deverão ser encaminhados em um DVD com até 15 minutos de duração;

OBS.: cada imagem ou DVD deve ser acompanhado de uma ficha técnica (autor, título da obra, data, dimensões e técnica).


No hay comentarios.: