domingo, agosto 23, 2009

Seminario de Andre Mesquita. Insurgencias poéticas: Arte activista y acción colectiva

El investigador brasileño Andre Mesquita presenta un seminario titulado Insurgencias poéticas en torno a ls prácticas colectivas de los años 90 en adelante, como parte del trabajo que realizó para su tesis en la USP (se puede bajar en el link). Las sesiones serán el 3, 10, 17 y 25 de setiembre en el MAC de la Universidad de Sao Paulo. Reproduzco parte de la presentación (en portugués).
..........


INSURGÊNCIAS POÉTICAS: ARTE ATIVISTA E AÇÃO COLETIVA

Baseado em um estudo realizado durante o mestrado, o ciclo de palestras sobre insurgências poéticas apresenta uma discussão crítica sobre as recentes práticas artísticas coletivas e suas interseções com o ativismo contemporâneo, especialmente nas décadas de 1990 e 2000, em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Argentina e Brasil. A partir de diversos contextos, discutiremos diferentes táticas intervencionistas criadas em ações e protestos contra a globalização capitalista, instalações que se utilizam tecnologias “faça-você-mesmo” (habitualmente denominadas de “mídia tática”), intervenções urbanas e projetos colaborativos com comunidades específicas, bem como o legado das estratégias conceitualistas dos anos 60 e 70 para as manifestações atuais.

Ao mesmo tempo em que o coletivismo artístico contribui com a reinvenção de idéias, imagens e modos de organização para as necessidades de representação direta e ação direta dos ativistas, busca afirmar novos circuitos de produção e de distribuição para a arte e a formação de uma nova esfera pública de oposição. No entanto, a prática informal da arte coletiva e colaborativa aponta contradições e tensões a respeito de sua inserção institucional, em seus diálogos com os movimentos sociais e na forma como se relaciona com os aspectos das redes flexíveis de comunicação dentro da ampla estrutura do capitalismo pós-fordista. O ciclo de palestras pretende “mapear o debate” sobre estas questões, explorando novos conceitos, reflexões e linguagens.

Programa

1 – Arte Ativista: a construção de uma história criativa.

2 – O conceito insurgente nas décadas de 60 e 70.

3 – Táticas intervencionistas na era do capitalismo flexível.

4 – Notas sobre arte, comunidade e movimentos sociais.

1 comentario:

Anónimo dijo...

El tema que trata Andre Mesquita es interesantísimo, lamentablemente no comprendo bien el portugues, ¿será posible traducir la tesis de Andre?
gracias