dia 26 de outubro de 2007, Goethe-Institut São Paulo
Roger Buergel, diretor artístico da Documenta 12 (Kassel, 2007), estará novamente no Goethe-Institut São Paulo, em 26 de outubro. Será realizado um debate no formato de roda, com ele ao centro, envolvendo profissionais de arte brasileiros que de alguma forma participaram da Documenta, seja como artistas, como integrantes do projeto Documenta 12 Magazines, como críticos, como jornalistas, como público.
Esta mostra - uma das principais referências em arte contemporânea no mundo - tem sido foco das atenções no Brasil desde 2004, quando Buergel visitou instituições e artistas brasileiros e integrou duas mesas redondas organizadas pelo Goethe-Institut e pelo Fórum Permanente. Naquele momento Buergel falou sobre a primeira Documenta e sobre a sua forma de trabalhar com artistas. Em 2005, Buergel esteve novamente no Brasil, por ocasião da reunião anual do CIMAM-ICOM (evento que teve a cobertura do Fórum Permanente) e ali apresentou seu método curatorial.
No mesmo ano, Georg Schollhammer e Cordula Daus, editores do projeto Documenta 12 Magazines, reuniram dez publicações de arte brasileiras para apresentar os três grandes temas da Documenta 12 ("É a modernidade a nossa antiguidade?", "Vida nua" e "O que fazer?") e propor que os editores e colaboradores dessas revistas debatessem esses temas em suas publicações.
Em 2006, o Goethe-Institut sediou o Terceiro Encontro Transregional deste projeto, envolvendo editores de revistas do Brasil, de Singapura, da Sérvia, da Argentina, da Colômbia, do Egito, da Polônia, do Irã e da Holanda.
Agora em 2007, uma vez encerrada a mostra, teremos a oportunidade de refletir não apenas sobre as principais idéias e conceitos do diretor artístico da Documenta 12, mas sobre a própria exposição.
Debatedores:
Felipe Chaimovich
Graziela Kunsch
Lisette Lagnado
Suely Rolnik
Walter Riedweg
Mediação:
Martin Grossmann
No hay comentarios.:
Publicar un comentario