..........
INSURGÊNCIAS POÉTICAS: ARTE ATIVISTA E AÇÃO COLETIVA
Baseado em um estudo realizado durante o mestrado, o ciclo de palestras sobre insurgências poéticas apresenta uma discussão crítica sobre as recentes práticas artísticas coletivas e suas interseções com o ativismo contemporâneo, especialmente nas décadas de 1990 e 2000, em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Argentina e Brasil. A partir de diversos contextos, discutiremos diferentes táticas intervencionistas criadas em ações e protestos contra a globalização capitalista, instalações que se utilizam tecnologias “faça-você-mesmo” (habitualmente denominadas de “mídia tática”), intervenções urbanas e projetos colaborativos com comunidades específicas, bem como o legado das estratégias conceitualistas dos anos 60 e 70 para as manifestações atuais.
Ao mesmo tempo em que o coletivismo artístico contribui com a reinvenção de idéias, imagens e modos de organização para as necessidades de representação direta e ação direta dos ativistas, busca afirmar novos circuitos de produção e de distribuição para a arte e a formação de uma nova esfera pública de oposição. No entanto, a prática informal da arte coletiva e colaborativa aponta contradições e tensões a respeito de sua inserção institucional, em seus diálogos com os movimentos sociais e na forma como se relaciona com os aspectos das redes flexíveis de comunicação dentro da ampla estrutura do capitalismo pós-fordista. O ciclo de palestras pretende “mapear o debate” sobre estas questões, explorando novos conceitos, reflexões e linguagens.
Programa
1 – Arte Ativista: a construção de uma história criativa.
2 – O conceito insurgente nas décadas de 60 e 70.
3 – Táticas intervencionistas na era do capitalismo flexível.
4 – Notas sobre arte, comunidade e movimentos sociais.
El tema que trata Andre Mesquita es interesantísimo, lamentablemente no comprendo bien el portugues, ¿será posible traducir la tesis de Andre?
ResponderBorrargracias